terça-feira, 27 de janeiro de 2015

por que existem feministas ?

bem... a primeira coisa que se pensa é: existem feministas porque existem machistas. é meio óbvio... uma coisa em oposição à outra. acho eu que enquanto for assim estamos longe de superar questões de gênero. to escrevendo isso porque estava passeando na rede outro dia e me deparei com um texto muito bizarro que me incomodou. leiam abaixo. com os meus comentários, claro !

eis o título: "32 lições feministas para a minha filha"
até aí parecia bem legal e eu estava realmente pensando em mostrar para uma grande amiga que acabou de ter uma menina, e mora longe, então eu vivo mandando coisas legais para ela sobre educação, etc... bem, seguimos... vinha então uma introdução sem muitos problemas e a seguir a lista de coisas insanas:

"1. Ter uma vagina não é uma deficiência. É um super poder."
caramba, eu sempre sempre sempre achei que eu poderia ser como a mulher maravilha! acabei de descobrir o motivo! to zoando, óbvio. achei esse primeiro tópico de uma loucura tremenda. principalmente porque vi nos cometários que num outro texto - cito ele no final, é um outro de coisas para ensinar ao seu filho - elas dizem que o pênis não tem super poderes... tipo... precisa disso?


"2. Relacionado a isso, a menstruação não é uma maldição. Ela lhe qualifica de forma singular para criar e gerar uma vida, se essa for a sua escolha."
desculpe mas poder ficar grávida é lindo, de verdade. mas menstruar todo mês é um bosta! as alterações hormonais são um puta pé no saco. é bem mais fácil eu achar que isso é uma maldição do que uma bênção. me desculpe. nenhum homem me induziu a tal conclusão. é experiência própria... e, mais, ninguém é virgem maria pra engravidar do espírito santo. os meninos tem sua parte nessa história. fêmeas precisam de esperma. apesar de serem responsável pela parte principal e mais complicada da procriação: a gravidez e o parto. ninguém é mãe se não houver um pai!!! e eles precisam saber e ser tão responsáveis quanto elas pela criação e geração e educação de uma nova vida! oras bolas...

(vou pular alguns pontos que são menos absurdos, estou pulando aqui o terceiro. quem se interessar em ler tudo encontrará o link para o texto original ali no final)

"4. As suas partes femininas, apesar de serem poderosas, não são a única característica que lhe definem. Você também tem um cérebro, um senso de humor e um milhão de outras qualidades que fazem de você uma pessoa incrível."
meu caralho, no dia em que eu nasci mulher todas as minhas partes vieram femininas. não é só peitinho e xoxota... meu braço é de mulher, meu joelho, meus pés etc, são todas partes femininas! aí vão falar em cérebro (os de homens e mulheres são diferentes por sinal), senso de humor e qualidades... pergunte á qualquer pessoa: 'quais são as características que te definem?' faça o teste. pergunte! ninguém, zero pessoas responderão 'meu pau' ou 'minha vagina' ! pelo amor de deus ! o que define uma pessoa? veja: sua personalidade, seu gênero - é claro !  a geografia e condições do lugar onde vive, suas preferências, suas qualificações (além das qualidades também, claro, mas é coisa bem diferente), seus defeitos e limitações também, enfim... eu fiz o teste. acabei de perguntar no twitter e me responderam coisas do tipo "pobreza e beleza" isso sim: são características! entenderam?

"5. O sexo deve ser prazeroso, também. Não é só uma forma de fazer bebês."
na boa, ninguém precisa ensinar isso !!! e, na boa número dois, essa vírgula antes do 'também' tá muito estranha (no texto publicado está assim mesmo: esse 'também' meio deslocado...) hoje em dia, em tempos em que fazer bebês é muito desnecessário tendo em vista os sete mil milhões de pessoas que já existem - se nascerem só os acidentes ainda assim tem gente demais nesse mundo! parem de procriar pelo amor do santo guarda! - bem, em tempos de procriação desnecessária é óbvio que o principal e quase único vetor que mobiliza duas ou mais pessoas para o ato sexual é o prazer. a procriação é um possível resultado do sexo caso você seja ignorante o suficiente para não se prevenir, ou caso você seja responsável o suficiente para escolher colocar mais um ser humano no mundo. havendo a prevenção, tanto para as doenças como para a gravidez, o sexo é para o prazer. não 'também' : principalmente! o sexo é uma atividade voltada para o prazer. e ponto.

"6. Sexo seguro é o mais sexy. E por seguro, não quero dizer protegido apenas por camisinha. Seguro também significa consensual, confortável e emocionalmente seguro."
sexo seguro é mais inteligente. só isso. como já falei lá em cima. mas eu prefiro mil vezes transar sem camisinha do que com! usar camisinha é sossegado, tranquilo e absolutamente necessário e útil. eu uso em 99% dos casos. mas me desculpem, o faço porque é melhor para mim e para quem está trepando comigo. porque pelo prazer em si exclusivamente eu não usaria. consensual? ok, essa parte é bem correta... mas, 'emocionalmente seguro'? cuidado, um desinformado vai achar que só pode transar numa relação emocionalmente estável. só que não. deu vontade, tá de boa, ficou com tesão, tem camisinha? mete pra dentro! uma coisa que eu quero é ensinar minha filha a dizer igual eu falo "eu comi tal fulano".

"13. Ame o seu corpo pelo que ele pode fazer, não pela aparência que ele tem."
aqui eu vou cutucar no seguinte ponto: ao sugerir não amar a aparência que seu corpo tem e valorizar 'o que ele pode fazer' sustentam enviesadamente a imposição estética de um padrão de beleza. tipo se eu digo que a beleza não importa, é porque não me importo com os padrões. mas assim aceito-os, reitero que eles existem e... esse pensamento está errado! se eu for uma gordinha feliz, devo amar sim minhas curvas rechonchudas por serem curvas rechonchudas lindas! não só pelo que elas são capazes de fazer, mas pela beleza da forma que eu admiro, do meu próprio corpo como ele é! eu diria: cuide de sua saúde, sempre, e ame o seu corpo como ele for! em suas capacidades e principalmente em seu visual, único!

"14. Não importa se um cara te levar para jantar em um restaurante caríssimo – ou comprar jóias, roupas ou qualquer outra coisa para você. Você não lhe deve nada."
que espécie de conselho é esse? em primeiro lugar isso é meio machista porque pode vir de um homem, de uma mulher, de um chefe, de um amigo ou amiga enfim... não importa o que as pessoas façam de bom para você, você não lhes deve nada! mas que egoísmo é esse também? por algum acaso nesse mundo alguma mulher se sente obrigada a transar com alguém que lhe pagou uma conta porque quis? e... para sermos um pouquinho mais humanos, não é bom sermos gratos? e tem mais, ninguém é obrigado a aceitar nada, nem um convite e nem uma jóia... se for o caso de não aceitar por imaginar segundas intenções. gente, qualquer criança ia pirar com tanto conselho nonsense...

"16. Conheça o seu valor financeiro e seja defensora de si mesma. Peça aquela promoção, aumento ou liderança em um projeto; mais ninguém irá lutar por você."
isso aqui não vale para todo mundo? mulheres, homens, gays, negros, índios, judeus, muçulmanos, whathever? vale, vale sim. mas antes, sendo humanos, devemos lutar sempre no melhor estilo 'um por todos e todos por um' procurando um bem maior e tentando nunca prejudicar ninguém! se eu acreditar que posso lutar pelos outros, certamente os outros também começarão a lutar por mim. esse pensamento aí tá egoistinha também, pessoal! olhem lá...

"17. Apóie outra garotas e mulheres, não as julgue ou menospreze. Nós precisamos umas das outras. Acredite em mim."
nós precisamos uns dos outros! todos! deixar isso no feminino parece colocar mulheres contra homens, é quando o objetivo do feminismo exala seu perfume! não trata de um agrupamento de mulheres que desejam um mundo melhor para todos, mas de um grupo que quer mais espaço para mulheres e pronto. que pena. porque o mundo não é só de mulheres... bem, pelo menos no item 18 elas citam os 'outros', mas nem vou comentar ele. feministas parecem machistas de saia. acredite em mim. (que pena)

"20. Vote com o seu bolso, também. Apóie empresas lideradas por mulheres, que apóiam as mulheres e defendem as escolhas das mulheres."
que corporativismo feminóide é esse? pior é que em nenhum momento foi dito vote em pessoas que vão defender a legalização do aborto! que é uma causa das mulheres... mas apoiar empresas? que sejam lideradas por mulheres? seguindo esse raciocínio estaríamos então num país das maravilhas lideradas todas pela magnânima dilma. só que não! né? preciso dizer mais alguma coisa? líderes devem ser valorizados ou valorizadas pelo exemplo, pelas atitudes, pela coerência, pela generosidade, pelo desempenho etc antes de serem avaliados pelo gênero! eis aqui mais um exemplo de feminismo = machismo para mulheres: vamos valorizar nosso grupinho. patético.

"23. Ter olhos bonitos e cabelos sedosos é legal. Mas nem se compara à beleza da pessoa auto-confiante e apaixonada por algo."
são grandezas tão distintas que... realmente, nem se compara!

"25. Nunca confunda o assédio sexual ou cantadas baratas com elogios."
vou ser linchada aqui nessa bagaça. mas dane-se. eu adoro receber cantadas, ok? algumas, muito poucas, me parecem ofensivas e invasivas. a grande arrebatadora maioria é simpática, faz bem pro ego, me deixa feliz, me faz sentir bonita e desejada. não há problema nenhum nisso! não há problema nenhum em uma pessoa manifestar que sua beleza ou seu jeito de andar são bonitos e sedutores! são raríssimas as vezes em que me incomodo e, quando isso acontece, eu manifesto que não gostei, costumo deixar claro que o cara foi grosseiro. geralmente retruco de um jeito mal-criado e ainda dou uma escarrada no chão... mas, em geral, cantadas são muito diferentes de assédio sexual. me perdoem as feias que não conseguem conceber um elogio de um estranho como algo sincero... eu adoro cantadas. e... eu dou 'cantadas' nos meninos, nos conhecidos e nos desconhecidos também! porque não? eu elogio os homens bonitos, os homens cheirosos, os homens elegantes. eu elogio. elogio as mulheres também, mas aí tem outra conotação. é engraçado... eu falo mesmo! não há melhor maneira de fazê-los sentir como a gente sente - tanto pelo lado bom, como pelo constrangimento, isso depende de cada um. os homens geralmente se espantam. alguns acham que é xaveco. mas eu faço isso igual os pedreiros fazem: elogio qualquer um que me der na telha! sem muitas intenções ou expectativas. é isso que vou ensinar à minha filha: sempre que quiser: elogie as pessoas - homens e mulheres - porque você fará com que elas se sintam bem. fique feliz quando te elogiarem e, se sentir ofendida, deixe claro que não gosta de ser tratada daquela maneira, mas, cantada não é assédio sexual. me desculpem.

"26. Sim significa sim."
cadê a legenda dessa ontologia? tem alguma anta paraguaia que quer dizer não e diz sim? ou que, pior, diz sim achando que a outra pessoa vai entender que é não? que tópico foi esse???

(o item 27 é um porre. tão porre que fiquei até com preguiça de rebater. mas quis dizer aqui: que porre!!!)

"28. Não peça desculpa só por pedir. As mulheres tendem a dizer “Me desculpe” por ofensas bobas – como ficar parada bem no meio do corredor no supermercado quando outra pessoa quer passar. É chato e desnecessário."
ou então: ensine sua filha a ser um pouco mal-educada.

"30. Tenha a sua própria conta bancária. A independência financeira é essencial para o seu bem-estar."
que patavina é essa aqui? a supervalorização do casamento com separação de bens? é quase natural que toda mulher tenha sua própria conta bancária antes de ter a oportunidade de ter uma conta conjunta e assim, saberá por si só diferenciar o funcionamento de uma coisa e outra. agora, se quiser ter conta junto, qual o problema? a questão financeira é crucial para os problemas todos de desigualdade social. se não for possível dividir minha conta nem com meu parceiro ou minha parceira, como raios eu terei o mínimo de noção do que é dividir ! essencial para o bem-estar é estar bem consigo. ter segurança, alimento, carinho, pertencimento, essas coisas. o dinheiro. bem, dinheiro não se come!

"31. Namore apenas com caras pró-escolha (se você quiser namorar homens). Você merece algo melhor do que se relacionar com alguém que acha OK te dizer o que você pode/deve fazer com o seu corpo."
se houver alguém nesse mundo que acha que tem o direito de intervir no corpo do outro, é seu dever educá-lo para que compreenda que sugestões são bem vindas mas os limites são claros e o corpo é de cada um para que cuide do seu como quiser. não entendi que porra significa 'pró-escolha' mas acredito que a tal escolha se aplicaria tanto para homens quanto para mulheres, não? ou todas as mulheres já vem 'pró-escolha' de fábrica?

"32. Essa é muito importante: nunca, nunca, nunca se acomode. Você pode ter o direito de votar, acesso a métodos contraceptivos e a possibilidade de namorar quem você quiser, mas as coisas nem sempre foram assim. As mulheres lutaram e até morreram para garantir esses direitos dos quais você usufrui hoje. E a sua geração tem seus próprios desafios a enfrentar."
pelo menos aqui temos algo assertivo! sim, a 'luta' continua e os desafios são realmente outros. eu, pessoalmente, não quero que exista mais machismo e acredito que uma das formas de exterminar esse tipo de atitude é mudar a minha própria maneira de agir. eu já me bradei feminista, quando estava na faculdade. fazia parte de um coletivo de mulheres e tudo mais. mas eu cresci e amadureci. e vejo que hoje o feminismo, de certa forma, rechaça legitimando os machos escrotos em geral. um pensamento mais amplo, um pensamento amoroso em relação à humanidade é muito mais poderoso. homens e mulheres são diferentes. jamais serão iguais. essas diferenças tem que ser consideradas. essa deveria ser a bandeira do feminismo atual. porque somente considerando e respeitando as diferenças é que conseguiríamos chegar à um patamar de igualdade como humanos mais justo! entenderam?
eu não estou acomodada. longe disso. apoio todo mundo que se mobiliza por um mundo melhor. mas tenho fricotes com anacronismos!!! é dois mil e quinze minha gente. não vamos agir como se estivéssemos no meio do século passado...

e... no final do texto tinha um link para "25 lições feministas para os meus filhos" que eu nem tive paciência de clicar mas vi pelos comentários que tinha a lição 'seu pau não tem super poderes' ! (que eu comentei lá no começo...) precisa mesmo disso???

texto publicado originalmente no site sherights.com. (jesus, elas traduziram isso de um sítio intenational...) leia o original (sem os meus comentários): http://www.geledes.org.br/32-licoes-feministas-para-minha-filha

3 comentários:

  1. um comentário super pertinente ! adoro quando as coisas reverberam ! mostrei esse texto para um amigo que o reescreveu e editou suas "32 lições para os homens ensinarem a seus filhos e filhas" eu gostei muito ! repensei até algumas coisas que escrevi e tals ! gostei mesmo. gostei dos comentários que ele fez 'em off' sobre o meu texto (vou reler depois com calma e provavelmente farei umas revisões) achei bem bacana. é óbvio que tenho que compartilhar aqui !!! ele postou num grupo público do face então acredito que dá pra todo mundo ver :: https://www.facebook.com/groups/211442208873398/permalink/964335903584021/

    ResponderExcluir
  2. Meus parabéns! Ainda bem que eu não sou o único a pensar assim...a parte da "vagina superpoderosa" foi demais mesmo, assim como o apoio a empresas lideradas por mulheres. A essência do feminismo é bonita e legítima, mas percebo que cada vez mais ela vem se perdendo, diluída em um monte de pormenores e extremismos (disfarçados) sem sentido. É triste...mais amor e paz aí, pessoal!

    ResponderExcluir
  3. Olha, eu até entendo seu ponto em termos de interpretação de alguns pontos da lista, mas tem que tomar muito cuidado ao refutar algumas ideias da maneira que vc fez! Confesso que também acho errado convencer a mulher que ela é melhor que o homem, dizer que ter vagina é melhor que ter pinto, até pq a base do feminismo é igualdade e não "a mulher é melhor que o homem". Agora, existem algumas delas que são importantes de ser reforçadas sim!
    Dentro de empresas mulheres ainda recebem salários menores e são minorias em diretorias, e isso se deve por falta de oportunidades iguais, não pq todos os homens são mais qualificados! (Fica como dica de leitura as pesquisas e os depoimentos das mulheres que trabalham no Vale do Silício sobre a dificuldade que encontram lá)
    A questão de conta bancária pode ser triste mas é verdade, algumas mulheres ainda acreditam que ao casar devem perder sua liberdade financeira!
    Sobre cantadas então, você pode até gostar, e que bom pra vc, sua vida deve ser muito mais fácil por isso! Mas nem todas se sentem bem com uma questão que é realidade, uma invasão do seu espaço pessoal, e o que ela quis dizer é que não, a mulher não precisa aceitar como elogio quando um cara na rua passa falando "ai gostosa quero te comer"....
    A questão de homens pró-escolha também deve ser pensada, ser pró-escolha significa que o cara que sua filha namorar não vá obrigar a ela decidir sobre uma possível gravidez ou parto de acordo com o que ele quer (muitos veem isso do ponto de vista de pró-escolha ser pró-aborto, mas imagine sua filha em uma situação que um cara queira obrigar ela a fazer o contrário? A fazer um aborto mesmo ela não querendo? Parece mais absurdo dai? Isso acontece sim, tanto para um lado quanto para o outro- do aborto ou de manter uma gravidez-!)
    Enfim, não vim aqui atirar pedras, mas acho importante que fique a reflexão do que essa lista realmente quis dizer, que é muito triste que tenhamos que fazer uma lista para explicar para uma menina que o mundo atual ainda é machista e ainda irá considerar sua filha inferior ao filho do vizinho apenas por ser ser mulher! E que isso não deve ser acatado e seguido sem questionar! O importante é ensinar nossos filhos e filhas a questionarem, a serem mais humanos, a aceitar o outro seja como ele for, aceitar as escolhas dos outros e as nossas também!
    Fica aquele abraço!

    ResponderExcluir