segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

aglutinação

               acho que finalmente pensei  numa função para mim. no mundo... não sei bem...
               sabe aquilo que as pessoas chamam de vocação? que não é o mesmo que dom ou... enfim porque dom as vezes a pessoa tem mas não se sente verdadeiramente inclinado a seguir já vocação é quando mesmo com mil dificuldades vc sente que precisa fazer aquilo pra se realizar, pra ter sentido na vida. pois é, pois então.

          na verdade eu pensei em duas coisas... uma é mais intrínseca e a outra mais empolgante! a persistência e a aglutinação.

                 eu não gosto de multidões e aglomerados, mas gosto de gente e gosto de muita gente junta. será que é possível perceber a diferença? porque não é a mesma coisa! então... eu vejo sentido em reunir histórias, ponderar opiniões, procurar harmonia das diferenças, fazer junto - por mais que de muito mais trabalho do que fazer sozinho! - eu vejo sentido em colaborar para que as pessoas se respeitem, se escutem, convivam melhor, procurem coisas em comum e coisas interessantes para fazer junto. eu gosto de gente junta fazendo junto e acho que faz todo sentido pra mim trabalhar em espaços onde eu possa colaborar neste sentido! ambientes mais que democráticos ou anárquicos - porque nomenclaturas não cabem... - ambientes coletivos.

                  interessante é que esse termo - aglutinação - é usado para falar de reações que acontecem nas nossas células e fazendo um recorte bem tosco, achei por aí as seguintes frases: 'com as reações de aglutinação, formam-se agregados suficientemente grandes, de células interligadas por pontes moleculares de anticorpos que se combinam simultaneamente com determinantes antigênicos iguais, porem situados em células diferentes.' interessante, né? entendeu? e essa outra, que eu cortei o final porque o começo só já soa genial: 'na reação de aglutinação ocorre o fenômeno de pró-zona...' !!! também acontece na gramática, quando as palavras se juntam para formar uma nova. a coisa linda da criação! e existem línguas tão aglutinantes que colocam uma frase inteira em uma palavra, o japonês, por exemplo... 

                   e eu não trabalho bem sozinha, minha disciplina depende bastante de poder contar com alguém juntar, reinventar! eu tenho muito mais rendimento com uma energia coletiva. e gosto disso. bem, essa era a parte empolgante. a outra, a persistência é uma coisa minha que quase beira a teimosia. é minha sorte grande já que tenho processos de aprendizagem e aquisição bastante lentos, conto com essa característica sobre tempo, gosto de coisas duradouras, enfim... isso é outra coisa que preciso assumir que muito tem comigo! nem sei porque escrevi esse texto, estava com vontade de escrever e fazia tempo que tinha um rascunho sobre aglutinação aqui e tal. saiu isso! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário