segunda-feira, 3 de julho de 2017

pré concedidos conceitos

ou as dificuldades de conviver com verdades generalizantes. ex. mulher é aquilo homem é isso (é! é diferente mesmo e eu não tenho muito apreço por direitos iguaaaaais porque... mas enfim... isso seria um outro assunto) quem é que sempre tem razão? e pra quê? a piada engraçada é pra quem ri. 'não ria de mim, ria comigo, ria para mim' . . .  [ https://www.youtube.com/watch?v=8uj9V6nqKpwe ] em algum contexto tudo pode ser risível e bom ou risível e ruim... saber de um nunca é saber de tudo, do tOdo ou de todxs. eu acho... penso... hoje... mas eu queria dizer\escrever umas coisas que me enchem o saco de ouvir\sentir\desconfiar em geral por aí. a lista está em ordem aleatória, não necessariamente de importância, só da memória. lá vai ~ 

quando se diz tudo bem é porque está tudo bem? | dar risada significa sentir alegria? | uma pessoa triste tem problemas (opa! existe alguém por aqui que nunca teve problemas? ai ai ai) |

| uma pessoa (e eu sou mulher) com a voz ou a palavra impostada é porque está nervosa (fora da razão, nos nervos, mas sempre vem com cheiro ruim esse adjetivo) | um abraço é carinho... |mulher sempre tem razão (ou está certa ou variações, essa é uma piada que pode ser tão terrível as vezes porque justamente costuma ser usada, em geral, não sempre, exatamente pra diminuir a voz de uma pessoa. tem a varição 'não se deve discutir com o louco, ele está sempre certo' e nesse caso o louco é quem vai parar no sanatório, nunca quem fez a 'piada' 'autorizando' ele 'a ter razão') |mulher não sabe dirigir (ou não entende de carro... risos : mecânicos vcs não me enganam e eu detesto ouvir explicações sobre a rebimboca) | cuidar da vida significa combater a morte | quem acorda ao meio dia é vagabundo ou está deprimido (pouca gente se pergunta que horas a pessoa foi dormir) | se uma pessoa bebe água e fica brava ~ "olha, está 'alterada' aquela pessoa" ~ certamente é que ela bebeu cachaça (porque ficar bravo não pode né... é coisa de gente com problemas também, tipo aquele pessoal que fica triste) | ser saudável é não fumar, não beber álcool, não comer animais e não consumir nenhum tipo de droga, nem remédios. | todo mundo que quer evoluir precisa ser espiritualizado, acreditar em deus ou coisas do tipo... | praticar meditação serve para melhorar o autoconhecimento e ser uma pessoa melhor (gente, melhor como?) | se você falar o nome de um político e não falar mal dele significa que você está de acordo com tudo que ele fez (céus! nuvens! me ajudem a conversar com essas pessoas que querem conversar sobre política!) | o mundo real exclui o mundo conceitual ou vice-versa? o que existe, existe? (não e_levem essa muito a sério por favor pra que não se desqualifiquem as outras que são bem pontuais e reais) | o ser humano é um animal racional, portanto mais inteligente e superior aos outros animais (tanto que nós estamos aí super 'de bem' com o planeta né?) | é preciso banir a violência... | é preciso ter coerência... | é preciso desenvolver-se e desenvolver-se significa ter mais, aumentar, ter mais coisas, mercado, espaços, números, mais, sempre mais! (o planeta não vai mudar de tamanho, o universo não vai obedecer você, amiguesh, somos apenas humanos e não temos controle de tudo ou quase nada. onde é que isso vai parar assim? economia pro pobre é gastar menos, economia pro rico é somar mais... é??? sei lá...) | esforço é sinônimo de sacrifício que é sinônmo de sofrimento | e...

já não sei bem como se lê até aqui... mas enfim, tudo antes dito após o parágrafo introdutório era pra ser questionador, talvez sarcástico ou irônico (sorry) mas principalmente questionador... verbos como: cativar, responsabilizar, cumprir, comprometer-se precisam de atualizações e relativizações e pronomes possessivos precisam de contexto claro a cada uso. esses dias magoei com um amigo, foi de leve eu acho\espero, brigando por causa do conceito de 'em cima' x 'em baixo' (obviamente que a disputa era outra coisa, mas enfim fez-se com essas palavras) conceitos... o que existe e não existe e não existe e existe. esses dias a boca que fala mais que a boca e a palavra que sempre diz mais que a palavra, num outro causo, mordeu a língua e queimou um adjetivo muito sem querer. mas é como eu digo, desculpar-se nem sempre serve pro outro que se feriu. sempre. não adianta engravidar e depois dizer que foi sem querer assim como não existe uma mulher meio mais ou menos grávida... e uso aqui esses exemplos só pra recordar as bobagens do relativismo quando aplicado à vida real porque recentemente eu mesma disse coisas assim e estou aqui me questionando. depois do acidente e da morte, dizer que foi sem querer ou pedir desculpas não ressucita ninguém. a vida é muito preciosa, delicada e ao mesmo tempo está em tudo e é muito rara. tudo isso é muito doido. as vezes a louca sou eu e as vezes os loucos são os outros. mas somos bichos e o tchelo já cantou bem, bate palma pra ele:  todo mundo é lobo por dentro [ https://www.youtube.com/watch?v=35ZanfKjsM0 ]

e... pra aliviar o peso do mundo das suas minhas costas, rir serve bem também! [ https://www.youtube.com/watch?v=h1NnPQ7N6og ] porque todos os dias eu me levanto e me lembro que existe uma criança em mim, que precisa de cuidados e que gosta de se divertir !

Nenhum comentário:

Postar um comentário