terça-feira, 25 de junho de 2013

a bandeira do coração partido

outro dia brinquei com um amigo sobre a bandeira desse país... que talvez se incluíssemos na pauta das mil reinvindicações mudar a frase para 'bagunça e sucesso' a coisa ficaria mais no tom moderninho e atual... porque de 'ordem e progresso' já deu... é pena. também não gosto dessa frase, a tal atual. e, realmente esse povo na rua encapado com bandeira do brasil é de complicar a cuca! não faria mais sentido se eles queimassem a bandeira??? fica esse colorido festivo. todos que gritam 'não á copa' etc e tal, mas fazem o clima de copa, de festa... mas eu adoro festa quer saber? adoro. e é isso que o povaréu sabe fazer bem!

então, vamos boicotar os jogos? opa pérai! agora eu não posso mais gostar de futebol? vou ser hipócrita por isso? como assim? vamos jogar a criança fora junto com a água do banho? eis que outro amigo por aí me faz achar graça da situação dizendo que nunca tinha pensado que assistir uma partida da seleção brasileira seria considerado subversivo! ou ofensivo ou o que seja... uns falam de hipocrisia, o que é hipocrisia? vamos ao santo papai dos burricos ::

" hipocrisia (grego hupokrisía, -as, desempenho de um papel) s. f. 1. Fingimento de bondade de ideias ou de opiniões apreciáveis. 2. Devoção fingida. "

hummm... parece-me que muita gente confunde hipocrisia com incoerência - outro grande mal daqueles que gostam da máxima 'faça o que eu digo e não o que eu faço' essa frase é tão antiga... bastante comum aos pais e líderes antiquados de antigamente. essa frase é o resumo da incoerência, mas não da hipocrisia, pois quem diz isso não se finge, ao contrário se declara mau feitor. outra confusão comum atualmente é a que está sendo feita entre : 'apartidarismo' e 'antipartidarismo'. está expresso e gritante o fato de que a maioria das pessoas mal sabe a diferença entre coisa e outra. e também confundem manifestar-se com ser 'contra'. caramba, quero me manifestar a favor!

como diria o saudoso cazuza "meu partido é um coração partido" e me parte realmente o peito, rasgam-se minhas vísceras de ver tudo isso acontecendo debaixo do meu nariz e me deixando atonitamente de acordo com pessoas que eu admiro e que há semanas atrás me decepcionava com a opinião... e agora, de repente até que faz algum sentido no meio do turbilhão. quase que as minhas ilusões estão perdidas e sim, caríssimo cazuza, eu quero uma ideologia, que não seja fixa mas quase uma metamorfose ambulante na sociedade alternativa. eu sou a favor de algo novo que ainda não tem nome. cujo nome quase próximo seria o da anarquia, só que não. a anarquia também já está ultrapassada. hoje quase que esbarra no liberalismo... e tem os que falam da ideia caduca do comunismo, os que falam em golpe e em ditadura - e isso muito me apavora... mas não posso crer que será assim. toda essa velharia está passando, cada dia mais passando os cobres...

o pessoal falando em voto distrital... um modelo 'american way'? is that what you really want? quero uma bandeira nova, não para o meu país, a bandeira brasileira é bonita o suficiente e boa o suficiente. o país é que não é mais suficiente para sua bandeira! eu quero uma bandeira nova, uma bandeira para a minha subprefeitura, por exemplo. uma bandeira nova para a terra de anita garibaldi! ah.. eu me mudava pra lá com direitos garantidos... e que ela valham novas bandeiras mais do que a bandeira nacional. é tipo isso. e, sim, estou disposta e dividir ônus e bônus com as regiões carentes, mas que eu possa acompanhar as negociações beeem de pertiiiinho. é tipo isso. menos politicagem, mais ações políticas localizadas e claras. mais educação! é tipo isso. ando assustada e esfacelada, lendo os fatos com olhares tortos. faz tempo, o velho sábio falou e era verdade, e hoje eu acreditei de novo: nasceu uma flor. engraçadoque a globo refaz a novela da infância de minha mãe - saramandaia - para passar no afeterhours e eu, como minha mãe contou-me a tal novela mil vezes, sei que tem uma gorda que vira flor depois de dar um peido. puta merda acabou a minha metáfora poética. se é pra refletir, reflita e muito garota!

uma flor... eu também colhi uma antes de enlouquecer atestadamente... mas isso faz é tempo... e sempre, que nos acompanhe uma boa memória! ou um constante espírito de questionamento! sempre... a cada passo, a cada inspiração, a cada pulsação. perguntas. para onde?

fonte da foto: memória do futuro

Nenhum comentário:

Postar um comentário