sábado, 17 de março de 2012

concomitantemente

porque a alegria pode ser múltipla. multissentida! e porque tem pessoas comemorando coisas a todo tempo por aqui e por lá. também tem por aí prejuízos e desgraças, mas é melhor escolher as coisas agradáveis! não é? e não é afinal de contas justamente por causa dessa paz, desse desequilíbrio harmônico, de uma possibilidade de sentir prazer, de muitas tentativas de alegria que se trata a luta? eu acho que é.
e acho que de repente esses dias as palavras sincronicidade e sincretismo tiveram mais em comum do que a minha  querida, e companheira inevitável,  a aliteração... por causa de alguma música que eu escutei e porque um querido muito querido foi pra bahia resolvi descobrir que orixá  "é" o jorginho. meu santinho. 

google it! descobri. é ogum. ah tá legal, mas que raios tem a ver coisa com a outra? 
ou isso com alguma coisa? ah... 
Ogum é um orixá guerreiro, ferro e fogo. fogo de calor pra domar o ferro.
traz a cor azul. uma das minhas favoritas!  
li em algum lugar que é tido como irmão de Exu. salve salve o movimento!
também vi que ele tem a ver com sangue e, por vezes, é chamado para curar doenças sanguíneas como, por exemplo, anemia. pois acredita-se que a deficiência de ferro no organismo humano, 
seja a falta da energia desse orixá. mamãezinha!?!? 

veja mais. a seguir um resuminho comentado d'um recorte de algum sítio desses em que passei: é  deus da guerra, da metalurgia, da tecnologia. inventor, grande explorador de caminhos e general dos demais orixás. é o filho primogênito da família dos orixás caçadores. encarregado de abrir o caminho para todos os orixás. é o guerreiro que nunca é vencido. então, é ele quem abre todos os caminhos da vida. é valente, sério e justo. mora na floresta. é do elemento terra. tal como meu signo, touro. o metal é ferro. e meu ascendente é áries, fogo. calor para forjar o metal. as cores: verde e azul. o verde da mata e o azul do céu. que coisa linda! suas ferramentas são espada , facão e essas coisas assim de ferro. o animal é o cachorro. 
olha, eu não sei quem é meu orixá eisso nem vem ao caso aqui. meu interesse nem era esse. só sei que isso é complexo, tem todas as histórias e as famílias...mas sei que meu signo no horóscopo chinês é cão!ó! 
seu local de culto são as estradas, principalmente 
estradas de ferro. pois é. faz sentido... um sentido assim mais profundo, porque, meu, quando vi isso me deu uma brisa de memória. é que no ano passado, meados de novembro, quando eu estava já decididíssima a começar a cumprir a promessa, eu escrevi tantas coisas cuja  imagem era um caminho de ferro. uma caminhada incerta, pelo trilho vazio do trem! ó! e o seu dia consagrado é a terça feira.
santa wikipédia e santos todos os outros mil informantes espalhados nessa rede também, hein? 

agora, o mais singelamente curioso é que, especificamente na bahia, ogum está sincretizado também, parece que principalmente ou talvez somente, com ninguém mais ninguém menos que o santo antônio! olha que loucura... será que tem alguma coisa a ver agora? é... e o casamenteiro é o patrono de laguna, minha terrinha de sangue materno. temos lá no centro a igrejinha matriz de santo antônio. uma belezinha, é. sempre tem alguma coisa a ver nesse mundico de tudo a ver com tudo. seja em salvador, seja em santa catarina, seja em são paulo. no uruguai, na espanha, na capadócia... na áfrica! wherever... 
os caminhos de são jorge tem um orixá supimpa abrindo caminhos. e o mais importante de tudo mesmo é a fé que a gente traz no coração. no cotidiano da vida. no olhar das pessoas. nas pequenas trocas de gentileza. o amor é muito. lutar é imprescindível. e a não-violência é o melhor ataque.
a ponta da minha espada é firme. afiada. certeira como dedo no botão. é braço estendido. mão no guidão.
é a palha dupla no bico do tudel. é uma ponta de pé certeira puxando a pirueta. 
e os elos da corrente são quânticos. incontáveis.


                      "o arquétipo de Ogum é o das pessoas fortes, aguerridas e impulsivas, incapazes de perdoar as ofensas de que foram vítimas. das pessoas que perseguem energicamente seus objetivos e não se desencorajam facilmente. daquelas que, nos momentos difíceis, triunfam onde qualquer outro teria abandonado o combate e perdido toda a esperança. das que possuem humor mutável, passando de furiosos acessos de raiva ao mais tranqüilo dos comportamentos. finalmente, é o arquétipo das pessoas impetuosas e arrogantes, daquelas que se arriscam a melindrar os outros por uma certa falta de discrição quando lhe prestam serviços, mas que, devido à sinceridade e franqueza de suas intenções, tornam-se difíceis de serem odiadas."

[ Pierre Verger. Orixás, deuses iorubás na África e no Novo Mundo, p. 95. Salvador: Corrupio, 2002 ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário