terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

de 1956 e desde sempre

ah, orfeu. orfeu argonauta, filho de apolo, poeta, doutor tocador de harpa. na calmaria e na folia. orfeu do carnaval de cinquenta anos atrás que samba ainda hoje em dia. olhe para o céu orfeu. olhe por mim. se jorge de lima o escreveu também, não será sem motivo que são jorge estará contigo quando eu estiver dançando nas noites de luas escuras. confesso que ontem era a última noite da cheia consciente e eu não tive corpo para nada. mas no fundo é tudo por saber que nada devo de fato e que ainda estão por vir as noites de batucada.

x : x : x : x : x : x : x : x : x : x : x : x : x : x : x : x

são demais os perigos desta vida 
para quem tem paixão, principalmente
quando uma lua surge de repente
e se deixa no céu como esquecida.

e se ao luar que atua desvairado
vem se unir uma música qualquer
aí então é preciso ter cuidado
porque deve andar por perto uma mulher.

deve andar por perto uma mulher que é feita
de música, luar e sentimento
e que a vida não quer, de tão perfeita.

uma mulher que é como a própria Lua:
tão linda que só espalha sofrimento
tão cheia de pudor que vive nua.

esse foi o "Soneto do Corifeu" de Vinicius de Moraes, escrita para a peça 'Orfeu da Conceição'




segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

da capadócia

da capadócia no paiol, da capadócia no santo forte!
da capadócia com dragão, espada e luz. e muita luz na minha lua.

cheguei pela meia noite, depois te tocar só um pouco, com o fagotão nos costas e o pique no pico!!! não extravasei tanto como na sexta, mas também não parei nem de dançar. nem de rir, nem de cantar ou conversar ou tagarelar... ta, posso ter parado para fazer um xixi de vez em quando. só que eu não parei de mexer o esqueleto e o espírito... não não. direto atééé...sei lá... eu sei lá que horas! mas certamente passava das duas da manhã. e ainda teve cantoria na rua e tudo o mais. e lá vamos eu e a menina do país das maravilhas direto de uma festa pra outra! baile, baile... ela sumiu, entrou de peruca azul mas parece que foi barrada no baile! eu não. furei a lona com meu filhote de quase oito quilos nas costas e fui que fui. e dancei até o sol raiar. vai. boa. aí mais umas quase três horas. posso dizer de boca cheia e com todas as letras que o sábado chuvoso me rendeu pelo menos cinco horas de festança no quadril solto e coluna irriquieta! depois fui tomar café na padaria. depois percebi que tinha esquecido o guardachuva. (coisa básica... mas vou recuperá-lo) e depois fui direto trabalhar! rendi o dia. domingão produtivo. e depois fui direto pra casa da tia alzira e do tio antonio festejar comilança. lá perto do solo sagrado. uma gostosura de lugar.

faz as contas comigo: se foram duas horas de sexta pra sábado + cinco de sábado pra domingo... já cumpri os sete dias dessa lua! iupi! mesmo assim domingão de noite antes de dormir eu me estiquei, respirei fundo, alonguei presente e acho que contou como algum serviço pelo dia de ontem. vivido com grande prazer e grande esforço, porque eu tava capotando! é isso aí. não muito disciplinada mas cumprindo com a minha palavra!

sábado, 11 de fevereiro de 2012

esquece... mas dança!

assim sou eu emanuelinha... ai ai caramba que dessa vez, o carnaval que tá prenhe pra chegar fica me hipnotizando e eu com a disciplina indo 'down hill' total! que situação quase do mal. mas, bem, well, well. e como é assim, desde antes dedico já meu carnaval inteiro pro santinho! mas não vai ser na lua certa. ah, nem tudo é perfeito. ou pode ser feito perfeito assim como é! né?

então, eu aqui cheia de querer ser cdf marquei tudo bonitinho no calendário e andei vendo até as %s de cheísse da dona redonda. pois é...aí, olha bem: como no dia 3 a lua já estaria, mesmo que crescente, com 82% de luminosidade linda, achei que daí por diante já tava valendo pra dançar bem inspirada e fazer bonito.
a cheia mesmo encheu foi no dia 7, ok? ok. acompanhe meu grande desempenho...

dia 3 foi sexta mas eu nem tchum. todavia, rolou uma dedicação especial. aquele tipo de baile à dois que vale muito e muito. ai, o amor que coisa mais linda... no dia seguinte sábado, coisa entre meia hora ou quase uma muito meiaboquinha lá no paiol. música ao vivo, amigos bacanas. tá valeu né? better than nothing. mas domingo foi um dia 'jesus amado que que há?' pois é... zerei. zerei a banca mesmo e dediquei todas as minhas mais profundas e remotas energias para restabelecer algo que fosse de mim para o mundo. nada de nada mais. segunda feira é complication, nem vou comentar. foi um dia mega agitado e pronto. rendeu muito. mas dança nenhuma. pra que isso, né? e nem era lua cheia ainda mesmo. só era quase... era a noite da virada!

7 de fevereiro de 2012. primeiro dia da segunda lua cheia deste ano de cumprir deveres! que que fez a lelê??? o que? o que? dancei 10 minutos na cozinha enquanto cozinhava.... consciente, fato. mais 10 minutos no carro enquanto dirigia pra ir comprar cigarros... consciente também, verdade verdadeira. e... uns remexidinhos na cama, alongadinhas caprichosas... uma fuleiragem de dar vergonha, fala a verdade!?!? dia seguinte nada, nem no outro... assim depois de uma terça mal lavada ainda fiquei devendo a quarta e a quinta. h e l l !

aí sexta essa saí. studio sp. cheguei lá ultra mega tarde. tipo coisa de 02:30. é... mas dancei desde as 02:00 em ponto quando entrei no carro! sim sim sim. e lá rolou até umas quatro só... então valeu por duas horas. bem. compensei um diazinho. ufa, obrigada meu santinho! juro que vou caprichar tudo e quebrar tudo por ti no carnaval! uhu! mas antes disso tenho até o dia 14, terça que vem vindo, pra compensar e para cumprir!!! boa queridão. a gente segue na luta. labuta que labuta. mas o melhor mesmo é re-re-re-re-re-re-requebrar!