sábado, 9 de outubro de 2010

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

amarela

preciso voltar a algum lugar. é primavera. por isso atravesou-se assim a lua. talvez.
talvez por isso essa amargura. o dia ontem estranho pra mim, tudo estranho.
já passada do verde, passada do maduro, amarela e esquisita.
lua cheia, noite linda e a mocinha atravessada.
se fosse ontem a escrita seria uma desinteria de mágoa.
mas hoje desabrochei, chorei, relaxei e me permiti.
permissão para não estar subjugada nem ao desgate, nem desrespeito, nem desavença...
sem contar a permissividade da minha relação com esse estar-lunar.
a beleza está no estar belo das coisas.
cavidades de luz e sombra de longe que me hipnotizam mesmo quando não as vejo.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

é você...

and I'm yours... and the sky is yours! lembro-me com imagem nítida e som claro de alguns detalhes do encontro. lembro-me que disse isso aí assim: "é você." e lembro bem da cara dele - de silêncio. silêncio entre o nada e o consentimento. poderia até não ser, mas não esboçava negação. não, nem isso, nem abnegação, nem não... nem sim. também me lembro do momento em que me dei conta da promessa, já esquecida há meses, muitas luas passadas... eu ri, ri alto e muito. ri quase uma gargalhada. e ela quase não era minha. eu ri uma risada de outro lugar. não combinava muito com o momento, mas estava ali. ele também não comentou nada sobre a promessa, deve ter achado uma maluquice... disse algo do tipo "é, vai dar trabalho" ou "cada um com os seus..." enfim, pouco importa. e lembro que aquele pneu estourou. estava ali para estourar há tempos e estourou justo naquela noite. e foi agradável trocar pneu junto. com ajuda do moço do posto, sim... eu não me estressei, nem ele. se bem em alguns momentos - antes, ele me pareceu meio danado com alguma coisa. talvez preocupado em não perder o foco, não perder o controle das coisas, sei lá... de qualquer maneira, escrevi hoje só para escrever mais um pouco mesmo. pela prática. afinal, tem tantos e tantos detalhes a serem comentados...

domingo, 12 de setembro de 2010

perdição

gente! é um problema gigante! uma confusão latente! gente! isso é um caso urgente...
quando a pessoa está tão no mundo da lua que confunde lua nova com lua crescente!
preciso de ajuda mesmo. ajudem-me os astros!

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

tempo de tolo

é vexatório como a gente mesmo se engambela certas vezes! nem estou escrevendo isso para justificar minha dificuldade em cumprir essa promessa... mas, principalmente porque estou num processo forte de tentar parar de fumar... de verdade. e é difícil, de verdade. mas, voltando ao assunto da promessa: é vexatório como nem ao menos eu me dei ao trabalho de sentar aqui para escrever todas as coisas que pensei/tentei/vivi em relação à isso. foram-se quase dois meses. é, e está tudo muito desorganizado, eu sei. mas houveram sim outras luas em que bailei à vera. e com consciência. estive todo o tempo acompanhando o desenrolar das fases, tendo idéias mirabolantes para tentar fazer a coisa acontecer - um projeto talvez, envolver mais pessoas, pedir ajuda. enfim... na noite do início eu registrei a lua e era essa. a mesma de sempre. essa assim. as fotos são mesmo daquela tarde/noite!
depois da primeira noite válida, tudo se desenvalidou pela minha falta de disciplina ou por conta de uma mal planejada estratégia... mas houveram cerca de quatro outras noites dessa linda lua aí. e na próxima uma apenas e na passada, nenhuma. nem ao menos liguei muito para nada. se é que já passou mesmo - a passada. (pra vocês verem como é que está o pé das coisas!) também estou passando por várias mudanças na minha vida, tenho boas justificativas e potentes álibis em meu favor. bem, bem, nada bem... todavia e entretanto eu pensei também uma coisa substancialmente importante a ser questionada. é o seguinte: quando a lua fica "oficialmente" cheia ela está no ápice de sua enchidão, mas durante suas noites de lua cheia ela já começa a minguar, e isso também é um pouco minguante para a empolgação do movimento. eu acho que devo começar quando estiver a lua ainda nova, enchendo, quando ela começar a ficar rechonchudinha, né? porque assim pego a danada com aquela cara e todo o jeitão de estar-se lotada de si! vou consultar as bases astronômicas aqui para me conectar de volta com o meu mirabolante prometimento. uau! uauuuuuuuuuuuuuuuu!

quarta-feira, 28 de julho de 2010

1.1

finalmente comecei. foi tranquilo. eu dei uma bela cochilada no sofá e de repente acordei e pensei não, não vou dormir sem começar! olhei no relógio da tv: meia-noite.

fui me mexendo devagar e fluiu numa boa. consegui me alongar bastante. consegui me sentir. tive uma certa ansia no começo, meio estranha...
me diverti com minha sombra.
primeiro eu estava na sala, e segui o barulhinho da tv mesmo, enfim. depois vim aqui pro escritório e coloquei uma playlist dos meus antigos vídeos favoritos do orkut... fui passando pra frente os menos legais e segui dançando até 01:20 mais ou menos. terminei com "time" do pink floyd/dark side of the moon. acho até que passei do tempo semquererdepropósito, porque seria bem bacana fechar com uma dessas, hã?

bem, isso foi domingo. ontem eu capotei e hoje não vai dar... aaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!! caramba!
mas continuo na pegada! apesar de não ter dançado, minha mente está voltada para isso e lembrando disso o tempo inteiro. é que realmente deixar para a noite é uma coisa que complica bem os fatos. vamos ver. só sei que nesse fim de semana agora algum dia eu vou dançar no mínimo 3 horas (uau!?!) e ainda fico devendo esses dias ae para uma lua além ou para outra fase, enfim... sei lá! eita promessinha danada da gota!

e eu hoje estava olhando o calendário e não sei se é porque estou com sono, sei lá. caso que me pareceu que essa lua de agora tem uns 9 dias e não sete como de "costume". eu nunca reparei bem, mas, meu deus será que toda lua cheia é assim??? não, né? será que eu to viajando e contei foi tudo errado. hummmm... pesquisarei, pesquisarei.

o bom de começar é que sinto que está acontecendo. hum hum. e borbulham as muitas idéias que tenho para os próximos. tcham tcham tcham tcham. (até parece)

boa noite.

domingo, 25 de julho de 2010

véspera de hoje mesmo

24 de julho de 2010/folha/ilustrada/astrologia (por B. Abramo) ::

cenário astral a fortunado para quem sabe ser digno e original.
LUA CHEIA EM AQUÁRIO: 25/07

interessante coincidência ou fato bobo, acontece que justamente quando eu estou mesmo já decidida a iniciar minha trip lunar (coisa que farei até o ano que vem a partir de amanhã e creio que chegarei bem longe!) quando estou já decidida a começar, percebo como a coisa faz mesmo muito sentido, como faz sentido esperar o tempo certo. um sentido desnexo, sei lá, subterfúgio escapatório inconsciente conectado. nem sei se gosto do fato, na verdade acho que quase abomino-o. mas, gosto do fato deste fato existir. pois não é que a minha primeira lua de acontecer está na casa do signo de minha amada mamãe. que me abençõe então a santa sandra. que me abençõe mesmo sem saber bem dessa promessa maluca. talvez eu preferisse outra coisa. mas um começo relacionado a mãe, que é a pessoa do começo da gente, é bem promissor né? pois é. só agora é que eu "descobri" porque esperei esse tempo todo para começar!

pensei tantas coisas, olhei pra lua tantas vezes. quis escrever. meditei sobre poéticas belas e palavras acolchoadas para brilhar o blog registratório... mas não me dei o tempo para escrever. espero que agora, com os acontecimento acontecendo, eu escreva mais e mais e mais.

hoje eu gosto da vida, cada dia aumenta o gosto. cada noite mais ainda!

segunda-feira, 28 de junho de 2010

lapso no eclipse

uma ótimo lapso diga-se de passagem. afinal de contas, desde que tento me entender com essa promessa, sábado passado foi a primeira noite em que dancei deliciosa e enlouquecidamente por bem mais do que uma hora. numa noite de lua cheia. numa noite de eclipse. só me dei conta no domingão, alertada pela carol curiosa em saber sobre meus "trabalhos"... bem muito bem, comemorei muito o bailado corretíssimo equivocado. escrevo agora já pra lá das badaladas de caminha me chama. apesar do sono e das responsas da matina que se achega, eu precisava registrar o meu primeiro baile. mesmo que este não conte efetivamente para o cumprimento de minha missão! serviu para que a quarta (quarta?) lua não passasse em branco... amo.

domingo, 30 de maio de 2010

aquela claridade aonde flutua

hoje dei uma boa mergulhada na música. a música e a lua tem uma relação bem estreita. porque tem todo o lance da inspiração... da piração... profundamente num passado esquecido e guardado. eu hoje olhei em volta e vi que muita coisa foi descartada pelo bem. eu revisitei pequenas brechas e me achei mais. eu soprei mais. respirei mais. eu tenho ultimamente mergulhado mais na música que na técnica. e começo a aprender a ouvir coisas que não ouvia antes e a querer mais coisas do que queria antes. agora sou mais eu sendo tudo que era e sendo uma pessoa diferente. queria ter o poder de conhecer por aí todas as músicas que já foram escritas citando a lua, pensando na lua, inspiradas pela lua. todas que foram compostas nas noites de lua cheia e nas noites de lua nova. e nas crescentes e decrescentes dinâmicas. queria mais. queria poder compartilhar minhas viagens à lua com alguém. verdadeiramente. ou conhecer alguém com a mesma capacidade de leveza e força intensa. com os meus entendimentos e capacidades. com a capacidade de entender o que eu penso e o que eu entendo. e como isso se dá. queria conversar ritmos e sons sem pauta com alguém que tivesse a mesma vontade, a mesma voltagem, a mesma eletricidade. alguém que quisesse sempre mais. saber mais, poder mais, ir mais, amar mais, voar mais. entender de coisas desconhecidas. descobrir novos prazeres. mais das coisas imateriais. porque eu transbordo, mas eu não me basto. as ondas do mar nunca são as mesmas... 
o céu não é o limite.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

clarear

com vontade de me movimentar um pouco em direção a esclarescimentos. mas também me deixando envolver cada vez mais por esse mistériozinho que comecei aqui. com minha vergonha boba. acho que até eu estou me empolgando para saber os próximos passos, para saber no que vai dar, para saber como revelar e desvendar a minha promessidão... mas, sabe quando vai chegando o aniversário das pessoas e aparece ali a fotinho com o lembrete com uma boa antecedência? então, a foto era diferente da última que eu tinha visto... eu não devia, nem sei se queria mesmo... cliquei. droga. não é nada demais, não pega nada. mas é uma ligeira exposição, um braço torcido, uma incoerência consigo - mim mesma. eu quero mais é que cometas partam, por todos os lados!!! para todas as direções...

depois da minha visitinha indiscreta, vou passar o dia pensando no Chico Xavier. "A gente não pode agir no passado, voltar atrás para fazer um novo começo. Mas, podemos começar de novo agora! E fazer um novo final". isso assim e tantas milhões de possíveis interpretações.

mas a lua gira, gira e muda muito pouco. suas variações são de uma estabilidade magnífica. e não tem começo, nem fim. é e é.
com vontade de me movimentar um pouco em direção a esclarescimentos. agora estou com preguiça de achar o lance dos links e disponibilizar-me pelo twitter... então posto o link aqui: http://twitter.com/elanalua

domingo, 23 de maio de 2010

meia lua inteira

madrugadão, madrugadão mesmo. nada de rua. fico aqui ao invés. fico aqui matutando a vida. ontem falei do assunto da promessa porque a carol perguntou da história. fazia tempo que não conversávamos. eu preferia outros assuntos. até falei pouco sobre isso, como ela perguntou falei. falei que tava tudo de pé pro ar e que não me importava mais, maaaas... o aniversário dele será no final dessa próxima lua e eu perguntei a ela que achava que eu devia mandar de presente ao que me replica a amiga, é sim, você se importa. ela disse que eu não deveria dar nada de nada de presente nenhum. pois é, não sei. bobagem escrever sobre isso. é que eu queria postar alguma coisa hoje. também andei pensando em mudar a promessa de dança pra música, mas não acho certo não. só pensei. é que tenho tocado muito mais que dançado ultimamente... há que se fazer as coisas como elas devem ser feitas. eu ainda não sei como vou fazer isso que eu inventei!

quarta-feira, 19 de maio de 2010

perto já d'um quarto

essa coisa da falta de tempo é quase uma lenda. me canso de mim mesma com essa desculpinha pra mim... ao mesmo tempo me conformo e me orgulho até da minha vagareza, da minha serena maneira de fazer aos poucos e com cuidado, desfrutando do desfrutar. no final da semana que vem entraremos na terceira lua desde que minha promessa deveria ter começado a ser cumprida. pois é... seria um quarto do trabalho, já. mas ainda não, pois não me organizei devidamente para tal fazer. além do mais posso me explicar bem explicadinha. veja bem, a primeira eu contei como a lua zero (até porque a primeira mesmo será quando eu começar) - naquele momento eu não estava preparada. ok. a segunda caiu bem na data do meu aniversário, pô - essa era a minha lua zero, então. do meu recomeço... não dava nas correrias todas, pra dedicar-me ao bailar. essa terceira já não... essa da semana que vem eu vou precisar pense se... o que será?

domingo, 2 de maio de 2010

as minhas razões?

e as suas?

resolvi escrever esse blog movida por uma promessa maluca e bastante pessoal que fiz e não consigo cumprir. (que ainda não estou psicológicamente preparada para contar "em público"...) mas fato é que a lua me inspira e me influencia há muito, e a muitos! então... é lá na lua que brotam muitos dos meus devaneios. e ficou eu na lua... e fica ela na lua. é manu ela?

também resolvi fazer esse blog porque há um tempão eu queria ter um, mas ainda não tinha acontecido. percebi que a lua é um tema bem legal que envolve misticismo, astronomia ( e ...logia), os ciclos, as marés e os "xicos", e... meu querido São Jorge - à quem fiz a tal promessa.

em verdade não há nada de racional nesse processo. depende muito do meu tempo disponível e dos acontecimentos. pretendo narrar como farei para cumprir a tal promessa e outros acontecimentos que possam estar relacionados à ela e a temática do luar. detalhe: o cumprimento levará doze meses (ou mais?) para se dar.

até! axé!

sexta-feira, 23 de abril de 2010

hoje é dia de São Jorge!

Porque São Jorge mora na lua? Porque fica mais perto das estrelas...

lua deslumbrante, azul verdejante, cheia branca inteira, bandeira solta na amplidão.
maravilha de todo esplendor, meu amor; nos mares, altares e lugares onde estou e vou.
meia lua inteira, brasileira. lua de são jorge, lua do meu coração.
nobre soberana, porcelana sobre a seda azul; todo dia lua da alegria.
lua cheia, serás minha guia.

E o doce amor permanece.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

the day before the promise

Hoje quando vi a lua, ví a lua miope. Tá certo que eu sou miope mesmo, mas é que as nuvens estavam dando aquela embaçadinha em volta. A lua estava toda charmosa... Quando olhei para ela pela primeira vez essa noite eu estava na República, perto do descidão que me traz ao lar. Ontem também vi, mas estava mais baixa e com aquele clarão amarelo, linda. Linda como sempre. Eu estava na ponte do (ex) Detran, como anteontem... mas, a lua é que não estava como anteontem, não. Ela já está maior... algumas noites maior. Cultivo essa quase idolatria agora como nunca antes! A lua me lembra de respirar amor e me inspirar com todos os sonhos e desejos que estão esperando para se realizar. Vira a maré!

quarta-feira, 21 de abril de 2010

primeira viagem

Uma primeira viagem à lua já aconteceu há muito tempo. Eu ia frequentemente com Lucas Silva e Silva. Depois comecei a ir sozinha. É muito bom lá... Mas só hoje escrevo meu primeiro relato de viagem. Um primeiro post há muito planejado, mas nunca pensado assim... exatamente. Então, fica exatamente assim. Logo mais eu escrevo porque a lua anda tão importante na minha vida atualmente! Porque sempre foi, sempre será e está lá. Sempre no céu.

Hoje eu vi a lua. Eu estava atravessando a passarela do (antigo) Detran de bike. A lua é linda. Está crescente. Ótimo momento para dar vazão ao movimento de iniciar meu blog.

Atenção! Atenção! Sexta-feira...